Cadastre-se Jogo das Vocações Simulado Busca

Simulado On-Line
 
LÍNGUA PORTUGUESA - UFES (1998)

31) A cada situação de fala está indicada uma frase de uso. Assinale a correspondência adequada.


a)Situação 1: um candidato a cargo público fala à comunidade de uma favela.
Frase: Ensejo encerrar para sempre a falta de água neste logradouro.
b)Situação 2: o Reitor de uma Universidade fala à comunidade acadêmica.
Frase: Os professores e os demais servidores hão de convir que a escolha dos dirigentes da Universidade deve ser feita com todo cuidado e sem açodamento.
c)Situação 3: um microempresário fala aos funcionários de limpeza de sua fábrica .
Frase: Esta fábrica é uma das líderes em registro on line, servindo a mais de 10.000 clientes de um pool de empresas de economia mista.
d)Situação 4: um médico fala a um grupo de mães indígenas.
Frase: Há dois tipos básicos de depressão: a exógena e a endógena. A primeira, causada por uma grande desilusão; a segunda, sem causa externa definida
e)Situação 5: Sua Excelência o Presidente Fernando Henrique Cardoso fala à nação em cadeia nacional.
Frase: Meus camaradas brasileiros hão de confrontar o meu governo com todos os passados e saberão o que já fiz por este país
Resposta


A afirmativa expressa a preocupação da Mafalda.

32)



a)O movimento das imagens, a inovação e a originalidade são as características de tudo que acontece na televisão.
b)Sem a televisão não se saberia o que é conhecer as coisas ou por que as coisas acontecem.
c)Os homens poderiam usar plenamente seu potencial de inteligência, se não fosse a televisão.
d)Com o advento da televisão, as mulheres perderam sua capacidade de crítica.
e)O volume de informações e a maneira como a televisão as veicula impedem que as pessoas reflitam maduramente sobre os assuntos.
Resposta


Como você pode observar, o marinheiro está fazendo uma limpeza na lancha e resolveu jogar fora as coisas inúteis. Faça o mesmo, marcando a ÚNICA ALTERNATIVA em que a partícula se está sendo empregada INADEQUADAMENTE.

33)



a)BRASÍLIA - A Secretaria da Receita Federal vai montar uma lista de contribuintes pessoas jurídicas que serão considerados "inaptos" para participar de licitações públicas, contratar empréstimos ou comprar e vender imóveis, por exemplo. (.......) A montagem desta lista, a partir de janeiro, só será possível com o início do processo de troca dos atuais CGCs das empresas pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Trata-se de um novo número de inscrição para identificar as empresas, criado há dois anos, mas que somente será implantado a partir de janeiro, de acordo com o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel. (A Tribuna - 18/9/97)
b)BICO CALADO - Dentro da estratégia de esfriamento do "problema Covas", Serra e Serjão se negam a discutir eventuais candidaturas em São Paulo. A posição oficial é: o PSDB não tem candidato. (A Tribuna - 18/9/97)
c)Ao contrário do que muitos se apressaram em dizer, o texto de Skármeta é pura ficção. No filme, estrelado por Massimo Troisi (o carteiro) e Phillipe Noiret (Neruda) a ação se passa na Itália dos anos 50. Na peça (e no texto original), a trama se passa no Chile. (A Tribuna - 18/9/97)
d)Caixa orienta sobre uso do FGTS De acordo com o superintendente do escritório de negócios de Vitória da Caixa Econômica Federal, Luiz Alberto Daros, o que a instituição está fazendo no Salão do Imóvel é um serviço de atendimento e orientação a respeito dos processos de financiamento, transferência de compra de imóveis financiados, o uso do FGTS e informações gerais referentes ao assunto. Para se entrar com um pedido inicial de Carta de Crédito, o interessado precisa de uma confirmação do registro da casa ou apartamento, documentos pessoais do vendedor do imóvel e o comprovante de renda. (A Tribuna - 18/9/97)
e)Segundo Destefani, mesmo as lojas localizadas na periferia, que mantinham bons níveis de vendas, estão ficando sem consumidor. Ele atribui as reduções nas vendas à descapitalização do consumidor, gerada pelo excesso de endividamento feito através das financeiras, com juros elevados. "Além do endividamento, hoje se vive com medo do desemprego e tem ainda o atraso do pagamento do funcionalismo público. Tudo isso drenou o dinheiro do mercado, levando à queda nas vendas", disse Destefani. (A Gazeta - 15/9/97)
Resposta


Será que é só o zagueiro Lúcio que gosta de assassinar a gramática? Mostre que você está ao lado do treinador Décio Leal compondo o time que conhece as regras do jogo da língua culta e marque a ÚNICA alternativa que se enquadra em tal jogo.

34)



a)
  • · A INDOMADA
TV Gazeta - 20h50 Sergio Murilo diz que prefere morrer sem o rim do que viver sem o perdão de Dinorah. A juíza Mirandinha acha que ele está blefando porque não poderia mais devolver o rim.
(A Gazeta - 15/9/97)
b)"Enquanto Loureiro chega ao Rio, sua mulher Madalena vai para a Itália, Cláudia, a filha do casal e mulher do jogador de futebol Alemão, que mora em Bergamo, está prestes a dar a luz ao quarto neto de Loureiro e seu terceiro filho."
c)Dê valor à vida dos outros, porque um dia alguém deu valor à sua. Agadil A. Brito Vila Velha ESTUDANTE (A Tribuna - 18/9/97)
d)

Multa do radar vai chegar na casa do infrator


(A Tribuna - 18/9/97)
e)MOTORISTA DE DIANA É ENTERRADO NA FRANÇA Seu pai, Jean, foi tomado pela emoção e teve que ser ajudado pela mulher, Giselle. Antes de o caixão baixar a sepultura, uma amiga de Henri Paul, que não quis ser identificada, mas afirmou ter sido colega de escola, disse que ele era uma "pessoa séria, nada parecida com o que estava sendo descrito nos jornais". Em seguida, começou a chorar. (A Gazeta - 21/9/97)
Resposta


35) Assinale a alternativa em que o texto da esquerda está INADEQUADAMENTE relacionado ao valor indicado à direita:


a)
CONDIÇÃO
b)
Temendo um surto de meningite e de tuberculose, que totalizam 81 casos, o prefeito Dejair Camata decretou, no último dia 15, situação de emergência na saúde em Cariacica. (A Tribuna - 18/9/97)CAUSA
c)
Lendo criticamente o Novo Testamento, sobretudo os evangelhos, notamos logo a falta de precisão quanto ao tempo e ao espaço, aliás, notamos, às vezes, algumas contradições (...). (A Tribuna - 16/9/97)TEMPO
d)
CONCESSÃO
e)
Usando uma mulher loura como isca, a gangue tentou imobilizar o motorista Aguimar de Melo. Ele reagiu, levou um tiro na barriga e perdeu o controle do caminhão, que rolou numa ribanceira. Um bandido e a mulher do caminhoneiro também saíram feridos. A loura e dois assaltantes fugiram em um Gol usado para seguir o caminhão. (A Tribuna - 18/9/97) MODO
Resposta


36) Em cada item há um vocábulo que NÃO pertence ao mesmo campo semântico dos demais.

1. dissertação - argumento - lógica - diálogo
2. prova - exame - teste - intervalo
3. diretor - cliente - chefe - supervisor
4. médico - enfermeiro - freguês - paciente
5. professor - aluno - escola - eleitor

São eles, em seqüência:


a)diálogo - exame - cliente - freguês - escola
b)lógica - prova - supervisor - paciente - aluno
c)dissertação - intervalo - chefe - médico - eleitor
d)diálogo - intervalo - cliente - freguês - eleitor
e)lógica - teste - chefe - freguês - eleitor
Resposta


37) Faça a correspondência da segunda coluna com a primeira.

COLUNA 1COLUNA 2
(1)DISCRIMINAÇÃO: "Quando alguém julga uma pessoa não pelo que ela é, mas por sua nacionalidade, cor, sexo, orientação sexual, isto é discriminar."Em 1996 foram vendidos 600 robôs - 121% a mais do que em 1995 e 2,37% a mais do que em 1994, diz a Sobracon (Sociedade Brasileira de Automação Industrial e Computação Gráfica). Após ocupar a indústria automobilística, o robô entra nas fábricas de autopeças e se prepara para, até o final de 1998, produzir bebidas, alimentos, componentes, remédios e comésticos.
(2)APRENDIZAGEM PERMANENTE: "trata-se de um novo conceito no mercado de trabalho, resultante da rápida obsolescência dos conhecimentos técnicos devido aos constantes avanços em áreas como computação, engenharia genética, administração."Com bom humor, Jaguar demonstra que, ao longo da história da humanidade, nem sempre as grandes invenções foram inicialmente bem recebidas
(3)ÉTICA : "quando uma atividade humana provoca discussões a respeito de ser moralmente boa ou ruim, está se falando da ética daquela ação."
(4)PROJETOS COMUNITÁRIOS : "Ações espontâneas da sociedade (ou seja, de cidadãos não ligados ao governo) para atingir algum fim específico dentro da comunidade."
(5)AGRESSIVIDADE : "Contrariamente ao senso comum, pesquisas mostram que a agressividade constante, como aquela exibida por gangues de adolescentes, não é uma resposta válida contra um meio hostil, porém um mau hábito emocional aprendido desde a infância."Moradores fundam escola para seus filhos. Ao invés de esperar por investimentos públicos que garantam escolas próximo a suas casas, moradores do Jardim Souza Ramos, Gauianazes, zona leste de São Paulo, resolveram fundar, eles mesmos, uma escola para seus filhos. A cooperativa de ensino surgida dessa iniciativa tem, hoje, dois anos e atendeu, no ano passado, 68 alunos em idade pré-escolar. Em 1997, o número de vagas deve saltar para 120.
(6)CRIMINALIDADE : "Fenômeno social de desobediência às leis penais por uma grande quantidade de pessoas de um país. Tais leis proíbem atos violentos, como homicídios, roubos, assaltos, desfalques, etc."Salário Menor para as mulheres. Apesar de terem estudado mais, as mulheres ganham entre 18% e 42% a menos do que os homens no Brasil. A discrepância se estende por todas as regiões do país e pelos vários setores da economia. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar de 1993, a população feminina com mais de 10 anos tem 5,1 anos de estudo, contra 4,9 anos da masculina. Há também menos mulheres analfabetas: 20% contra 21% de homens.
(7)INTERNET : "É o nome da rede que liga computadores pessoais do mundo inteiro através do telefone, e que começou a existir na década de 60."
(8)AUTOMAÇÃO : "A substituição do trabalho humano pelo de máquinas é um processo que sempre encontra resistência, pois, apesar de libertar as pessoas de tarefas repetitivas e perigosas, as máquinas e robôs fazem cada vez mais o serviço de um grande número de trabalhadores. "

A seqüência adequada é


a)3 - 6 - 8 - 2 - 5 - 1.
b)2 - 8 - 5 - 6 - 1 - 4.
c)8 - 3 - 2 - 5 - 4 - 1.
d)8 - 3 - 5 - 2 - 7 - 4.
e)2 - 8 - 7 - 4 - 1 - 2.
Resposta


38) Os conselhos abaixo podem ser dados aos autores dos textos que seguem. Faça a devida correspondência,

1. Cuidado, não vá cometer , de novo, falha na pontuação do texto!
2. Cuidado, não vá cometer , de novo, erro de ortografia!
3. Cuidado, não vá, de novo, colocar inadequadamente o pronome em relação ao verbo.
4. Cuidado, não vá, de novo, confundir o emprego de a/à!
5. Cuidado, não vá empregar verbo erradamente de novo!

Sobrevivente se sente culpado
LONDRES - O guarda-costas Tevor Rees-Jones, de 29 anos, que sobreviveu ao acidente no qual morreram a princesa Diana, o namorado Dodi al Fayed e o motorista Henri Paul confidenciou à família que se sente culpado pela tragédia. O sentimento de culpa de Rees-Jones, segundo a mãe e o padastro, surgiu porque, apesar de responsável pelo grupo, não pôde impedir o que aconteceu. Quanto às versões sobre seu estado, Helene Chaibrillant, porta-voz do hospital, disse que se tratam de declarações "que beiram à loucura. (A Gazeta - 8/9/97)
Lei de Livre Mercado em vez da juvenil 4.680

Sempre achei bem estranho que um dos setores que publicamente mais defendem as leis de livre mercado fosse tutelado, durante tantos anos, por uma lei protecionista como é a Lei 4.680. A tal lei, imagine você, regulamenta quanto o anunciante deve pagar à sua agência, como se agências fossem crianças desprotejidas e as leis da livre negociação só servissem para os mercados de verdade. (aeb - Agências e Anunciantes , julho-1997
Miniataques. No final do século passado, num mundo e numa sociedade absolutamente diversos, Freud descreveu o que hoje se chama de transtorno do pânico, com o nome de neurose de angústia. Ao abordá-la, tratou-a como um mal de natureza orgânica, afastando a possibilidade de intervenção por meio da psicanálise. Teorias atuais tentam relacionar a síndrome com manifestações precoces de ansiedade e fobias na infância, mas nada é concreto. Acredita-se também que ela é causada por uma falha no sistema de neurotransmissores, que provocaria uma leitura errônea da realidade, dando a idéia de perigo iminente em situações que não oferecem nenhum risco aparente. Assim, teria-se uma explicação química para as crises que, de alguma forma, se soma à interpretação moderna da depressão, como um fenômeno biológico. (Carta Capital, 23/7/1997)
UMA PAISAGEM BRASILEIRA.

Scania! 40 anos, 120 mil veículos pesados produzidos, 8 trilhões de quilômetros percorridos.
Dizer estes números, é ouvir a sinfonia do progresso tocada por caminhões e ônibus, levando gente, transportando bens. É sentir o pulsar de motores - tal como corações fortes, fecundos, generosos - por melhor qualidade de vida.
Dizer estes números, é constatar que a história da Scania se entrelaça com a própria evolução do transporte rodoviário nacional.
Dizer estes números, é saudar uma atualização constante, compatível com veículos de primeiro mundo. Com tecnologia sueca de última geração e desenvolvimento sustentado. Dizer estes números, é guardar respeito por um País que não pode e não quer perder tempo.
(América Economia. Agosto/1997)


a)5 - 4 - 2 - 3 - 1
b)1 - 5 - 3 - 4 - 2
c)4 - 1 - 5 - 3 - 2
d)5 - 3 - 4 - 2 - 1
e)1 - 4 - 3 - 2 - 5
Resposta


39)
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
de um povo heróico o brado retumbante
e o sol da liberdade em raios fúlgidos
brilhou no céu da Pátria nesse instante.

       Osório Duque Estrada


Em relação ao fragmento do Hino Nacional Brasileiro, caracterize as alternativas em (V) Verdadeiro e (F) Falso e marque, abaixo, a opção correta.

O brado retumbante de um povo heróico foi ouvido pelas margens do Ipiranga no instante em que, no céu da Pátria, o sol da liberdade brilhava em raios fúlgidos.
Às margens plácidas do Ipiranga, um povo heróico ouviu o brado retumbante e no céu da Pátria, nesse instante, brilhou o sol da liberdade em raios fúlgidos.
As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico, no instante em que o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu na Pátria.
Ouviram o brado retumbante de um povo heróico as margens plácidas do Ipiranga, quando brilhou o céu da Pátria com os raios fúlgidos do sol da liberdade.
No momento em que o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da Pátria, as margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico.


a)V, V, F, F, V.
b)V, F, V, F, V.
c)V, F, V, F, F.
d)F, V, F, V, F.
e)F, F, V, F, V.
Resposta


40) Classifique os trechos transcritos abaixo conforme a indicação proposta.

     (M) Frase Machista      (F) Frase Feminista
"Se os homens soubessem o valor que têm, as mulheres viveriam a seus pés".
Se os homens soubessem o valor que têm as mulheres , viveriam a seus pés.



     (P) Sentido Positivo      (N) Sentido Negativo
No aniversário da morte de Getúlio Vargas, o senador Pedro Simon declarou que até hoje o PTB usa a imagem do ex-ditador.
) No aniversário da morte de Getúlio Vargas, o senador Pedro Simon declarou que até hoje o PTB usa a imagem do ex-presidente.


     (F) Linguagem Formal      (I) Linguagem Informal

"O Espírito das Trevas não é tão destituído de encantos e graças físicas quanto se o representa por meio de traços e cores."
O diabo não é tão feio quanto se pinta.


Corresponde à classificação:


a)M - F - N - P - F - I
b)F - M - N - P - I - F
c)M - F - P - N - F - I
d)M - F - P - N - I - F
e)F - M - N - P - F - I
Resposta