Cadastre-se Jogo das Vocações Simulado Busca

Simulado On-Line
 
GEOGRAFIA - UFES (1998)
Existem características comuns aos municípios do norte do Espírito Santo e à área de atuação da SUDENE. Identifique-as.

16)



a)
- concentração fundiária
- área de repulsão populacional
- pluviosidade irregular
b)
- predomínio do setor primário
- alta densidade demográfica
- elevadas temperaturas anuais
c)
- P.E.A. concentrada no setor secundário
- baixa densidade demográfica
- áreas afetadas por secas periódicas
d)
- predomínio da pecuária
- violentas desigualdades sociais
- chuvas mal distribuídas
e)
- reduzido potencial mineral
- graves problemas sociais
- grande amplitude térmica anual
Resposta


17) Assinale a alternativa que aponta o aspecto físico comum às ilhas de Fernando de Noronha, Havaí e Japão.


a)Apresentam origem vulcânica.
b)Possuem vegetação densa e heterogênea.
c)Estão localizadas entre os trópicos.
d)Apresentam clima oceânico de altitude.
e)São atingidas por correntes marítimas frias e quentes.
Resposta


Esses são alguns contrastes característicos

18)



a)da Argélia.
b)da China.
c)de Cuba.
d)da Índia.
e)da Tailândia.
Resposta


19) A intolerância racial se manifesta concretamente em vários países do mundo. Considerando os contrastes étnicos evidenciados pelo contexto socioeconômico, destaque a alternativa com a informação correta.


a)O preconceito étnico nos EUA dirigido aos imigrantes deve-se à concorrência com os nativos na ocupação de empregos.
b)O neonazismo acirrou agressões violentas contra imigrantes de países ricos da Europa, visando à sua expulsão.
c)As eleições multirraciais da África do Sul eliminaram o apartheid e os conflitos entre as etnias negras e os bantustões.
d)A “limpeza étnica” na Iugoslávia foi realizada através da criação de novas fronteiras para obter homogeneidade racial.
e)A xenofobia francesa originou-se na legislação favorável à conservação de benefícios aos produtores rurais estrangeiros.
Resposta


20) “O status de grande potência se associou a sua bandeira tremulando em alguma praia bordada de palmeiras [...], a aquisição de colônias se tornou um símbolo de status em si.”
(Hobsbawn. A era dos impérios - apud Magnoli, Demetrio, 1996. p.44)

“A devolução de Hong Kong marca o fim de uma era de conquistas territoriais, pois tornou-se inadmissível que um país arranque um pedaço material de outro.”
(Veja, 25 de julho, 1997. p.37)

Outra colônia que já tem sua situação previamente definida é


a)Aruba (Países Baixos).
b)Macau (Portugal).
c)Martinica (França).
d)Timor Leste (Indonésia).
e)Ilhas Cayman (Inglaterra).
Resposta


Assinale a alternativa em que os aspectos geomorfológicos mencionados correspondem ao litoral indicado.

21) A costa brasileira apresenta 9.200 km de linha real, ao longo dos quais se distribuem diferentes condicionantes geológicos e geomorfológicos. Essas diferenças permitem subdividir a costa em 5 segmentos conforme ilustrado no mapa.



a)O litoral Norte faz parte da planície Amazônica e é caracterizado por uma costa de terras altas, tipicamente sedimentar, onde se destaca o delta do rio Amazonas.
b)O litoral Nordeste é caracterizado por uma estreita planície costeira, limitada a leste pelo planalto da Borborema e pelos Tabuleiros Terciários. Nele se destacam recifes de coral, a planície deltáica do rio Parnaíba e inúmeros campos de dunas.
c)O litoral Oriental apresenta planícies costeiras muito bem desenvolvidas em torno das desembocaduras dos principais rios, dentre os quais se destacam o Doce (ES) e o Paraíba do Sul (RJ), e falésias dos Tabuleiros Terciários.
d)O litoral Sudeste é marcado pela presença da Serra do Mar que alcança a costa. Apresenta planícies costeiras bem desenvolvidas, costões rochosos, inúmeras ilhas e lagoas, dentre as quais se destaca a Lagoa de Araruama.
e)O litoral Sul caracteriza-se por uma ampla planície costeira de aproximadamente 700 km de comprimento e 120 km de largura. Aí se encontram as lagoas dos Patos e Mirim, um gigantesco sistema lagunar sem ligação com o mar.
Resposta


22) Estudos sobre a fome no Brasil, realizados por Josué de Castro e Herbert de Souza em épocas diferentes, discutiram a relação entre o problema da fome e a organização do espaço. Tendo esses estudos como exemplos de mapeamento, nos dias atuais é correto afirmar:


a)O homem gabiru, resultante da fome em gestantes, aparece nas regiões Sul e Nordeste, maiores focos de famintos do país.
b)A implantação de indústrias alimentícias nos grandes centros regionais reduz a fome no meio rural, introduzindo alternativas de produção e consumo de alimentos.
c)As culturas de exportação nas fronteiras agrícolas do Centro-Oeste e do Norte usam numerosa mão-de-obra, diminuindo o desemprego e a fome.
d)Os programas de redução da desnutrição infantil se concentram nas áreas rurais, uma vez que há menor incidência da fome nos centros urbanos.
e)O Sudeste e o Nordeste somam o maior número de famintos do país, mesmo sendo o Nordeste grande produtor pecuário e o Sudeste, grande produtor agrícola.
Resposta


23) Tem seu início no aquecimento das águas superficiais do Pacífico, que interagem com a massa de ar.
(b) A massa de ar quente desloca-se para o Atlântico, atravessando extensões continentais.
(c) Nessa trajetória, a massa de ar quente bloqueia as massas de ar frias e úmidas provenientes das regiões polares.
(d) Como conseqüência desse bloqueio, têm-se chuvas mais localizadas, intensas e freqüentes.
(e) Ao norte do bloqueio, há a diminuição de chuvas de origem frontal, favorecendo secas.
Identifique a letra que precede uma informação INCORRETA sobre o fenômeno El Niño.


a)a
b)b
c)c
d)d
e)e
Resposta


24) A relação água-solo-vegetação dos diferentes domínios morfoclimáticos está explicitada nas informações abaixo.

* Uma parte da água precipitada retorna à atmosfera pelo processo de evapotranspiração. A infiltração se dá com facilidade. Há alimentação do lençol freático.
** A evaporação da água precipitada se dá imediatamente. A outra parte é escoada. Pequena parte é infiltrada, geralmente em baixas encostas, onde o solo pode ser mais desenvolvido.
*** A precipitação excede a evaporação. A vegetação se desenvolve em determinadas estações do ano e o solo apresenta pouco desenvolvimento.
**** A precipitação é constante ao longo do ano. Os processos de evapotranspiração e infiltração são significativos no verão. O solo e a vegetação são bem desenvolvidos.
Assinale a alternativa em que esses domínios estão corretamente identificados.


a)
* Regiões temperadas;
*** Regiões desérticas.

b)
* Regiões temperadas;
**** Regiões tropicais.

c)
** Regiões desérticas;
*** Regiões polares.

d)
** Regiões polares;
**** Regiões temperadas.

e)
*** Regiões tropicais;
**** Regiões polares.
Resposta


25) A respeito das vias de circulação, é correto afirmar:


a)As principais hidrovias mundiais correspondem às maiores bacias hidrográficas.
b)As grandes extensões territoriais dos continentes tropicais explicam a existência de ampla rede ferroviária no seu interior.
c)Os países de industrialização tardia possuem uma rede de transporte diversificada, financiada por empresas internacionais.
d)Nos países desenvolvidos, a tecnologia empregada em transportes ferroviários reduz o tráfego aéreo doméstico.
e)As regiões do sul do globo possuem um fluxo de cabotagem mais expressivo do que o da navegação marítima intercontinental.
Resposta


Fonte: Magnoli (1996, adaptado de The Economist, 1994).

A revolução tecnológica, combinada com a globalização econômica, reorganiza o espaço geográfico mundial. Implicações desse processo são observadas na análise do gráfico acima e estão corretamente expressas na alternativa:

26)



a)Os empregos da área industrial, que desaparecem nos países desenvolvidos, são substituídos por outros em áreas de tecnologia avançada, que absorvem a mão-de-obra liberada, num processo denominado “fuga de cérebros”.
b)O processo de substituição de tecnologia industrial repete a mecanização do campo, em países desenvolvidos, absorvendo a mão-de-obra liberada das manufaturas, em áreas de tecnologia avançada.
c)A retração industrial em países ricos deve-se à conscientização ecológica, aos altos riscos nos investimentos empresariais e aos atrativos lucros no mercado financeiro.
d)A revolução tecnológica em países ricos seleciona investimentos em indústrias com produtividade mais rentável, transferindo empresas incapazes de operar nesse nível para áreas de mão-de-obra barata.
e)A diminuição dos empregos em manufaturas de países ricos reflete um processo, conhecido como terceirização, similar ao de hipertrofia do setor terciário do Terceiro Mundo.
Resposta


27) Analisando o quadro acima, que descreve alterações provocadas pelo represamento artificial de águas fluviais, podemos afirmar que está(ão) correta(s)



a)as alterações I e III.
b)as alterações I e IV.
c)as alterações I, II e III.
d)somente a alteração II.
e)as alterações II e IV.
Resposta


28) A tecnologia aplicada à agricultura tem alterado a distribuição geográfica de produtos agrícolas. Entretanto, no Brasil, ainda é possível identificar produtos por área produtora, obedecendo principalmente a fatores ambientais. Considerando esses fatores, preencha a legenda e assinale a opção que corresponde à seqüência da distribuição de produtos pelo território brasileiro.



Resposta


As tragédias descritas acima são conseqüências da passagem de um tornado. Sobre esse fenômeno climático é correto afirmar:

29)



a)É um fenômeno imprevisível, relacionado às grandes variações climáticas ocorridas no globo nos últimos 50 anos.
b)É resultado do encontro de uma massa de ar fria com uma massa de ar quente. Um forte vento age sobre a rotação.
c)É resultado do encontro de dois ventos de intensidades desiguais, que desenvolvem uma rotação, obedecendo à força Coriolis.
d)Limita-se à porção Centro-Leste dos EUA, onde o fenômeno é mais freqüente.
e)Não apresenta distribuição geográfica definida, podendo ocorrer em todo o globo.
Resposta


30) Identifique a opção correta.
Uma nova fronteira geopolítica da Europa está se esboçando a partir da expansão da OTAN. Essa expansão



a)avança para o sudeste e atinge os países do G-7.
b)amplia a área de influência dos E.U.A na região.
c)incorpora os países a leste da ex-Cortina de Ferro.
d)abrange a mesma área de ação da U.E.
e)inclui os países que pertencem a C.E.I.
Resposta