Cadastre-se Jogo das Vocações Simulado Busca

Simulado On-Line
 
QUÍMICA - UERJ (1999)

16) Um dos elementos químicos que tem se mostrado muito eficiente no combate ao câncer de próstata é o Selênio (Se).  Com base na Tabela de Classificação Periódica dos Elementos, os símbolos de elementos com propriedades químicas semelhantes ao Selênio são: 


a)Cl, Br, I 
b)Te, S, Po 
c)P, As, Sb 
d)As, Br, Kr 
Resposta


Os números atômico e de massa do elemento T estão respectivamente indicados na seguinte alternativa: 

17) O reator atômico instalado no município de Angra dos Reis é do tipo PWR – Reator de Água Pressurizada. O seu princípio básico consiste em obter energia através do fenômeno "fissão nuclear", em que ocorre a ruptura de núcleos pesados em outros mais leves, liberando grande quantidade de energia. Esse fenômeno pode ser representado pela seguinte equação nuclear: 



a)27 e 91 
b)37 e 90 
c)39 e 92 
d)43 e 93 
Resposta


18) A sabedoria popular indica que, para acender uma lareira, devemos utilizar inicialmente lascas de lenha e só depois colocarmos as toras.
Em condições reacionais idênticas e utilizando massas iguais de madeira em lascas e em toras, verifica-se que madeira em lascas queima com mais velocidade.   O fator determinante, para essa maior velocidade da reação, é o aumento da: 


a)pressão 
b)temperatura 
c)concentração 
d)superfície de contato 
Resposta


19) Um dos episódios da final da Copa da França de 1998 mais noticiados no Brasil e no mundo foi "o caso Ronaldinho". Especialistas apontaram: estresse, depressão, ansiedade e pânico podem ter provocado a má atuação do jogador brasileiro. Na confirmação da hipótese de estresse, teriam sido alteradas as quantidades de três substâncias químicas excitatórias do cérebro - a noradrenalina, a serotonina e a dopamina - cujas estruturas estão abaixo representadas: 

noradrenalina
serotonina
dopamina
Essas substâncias têm em comum as seguintes funções químicas: 


a)amida e fenol 
b)amina e fenol 
c)amida e álcool 
d)amina e álcool 
Resposta


Após beber um copo dessa água, um indivíduo teria ingerido um número de átomos de cálcio equivalente a:

20) Para saciar a sede, uma das bebidas mais procuradas é a água de coco, pois além de saborosa é muito nutritiva
Um copo de 200 mL de água de coco tem, em média, a seguinte composição: 

Calorias 22,00 cal
Proteínas 0,30 g
Lipídios 0,20 g
Cálcio 20,00 mg
Fósforo 13,00 mg
Carboidratos 4,79 mg
Sódio 25,00 mg
Potássio 147,00 mg
Ferro 3,00 mg
Vitamina C 2,00 mg
Colesterol 0,00 mg


a)3 x 1020
b)6 x 1021
c)5 x 1022
d)4 x 1025
Resposta


O segundo membro da equação química que representa corretamente a ionização do ácido acético aparece na seguinte alternativa: 

21) O vinagre é uma solução aquosa diluída que contém o ácido acético ionizado. As fórmulas molecular e estrutural deste ácido estão abaixo representadas:



a)H+ + H3C2O2-
b)2H+ + H2C2O22-
c)3H+ + HC2O23-
d)4H+ + C2O24-
Resposta


22) "Um modo de prevenir doenças cardiovasculares, câncer e obesidade é não ingerir gordura do tipo errado. A gordura pode se transformar em uma fábrica de radicais livres no corpo, alterando o bom funcionamento das células.  As consideradas boas para a saúde são as insaturadas de origem vegetal, bem como a maioria dos óleos.  Quimicamente os óleos e as gorduras são conhecidos como glicerídeos, que correspondem a ésteres da glicerina, com radicais graxos." 

(Adaptado de Jornal do Brasil, 23/08/98)
A alternativa que representa a fórmula molecular de um ácido graxo de cadeia carbônica insaturada é: 


a)C12 H24O2
b)C14 H30O2
c)C16 H32O2
d)C18 H34O2
Resposta


23) Diluição é uma operação muito empregada no nosso dia-a-dia, quando, por exemplo, preparamos um refresco a partir de um suco concentrado.  Considere 100 mL de determinado suco em que a concentração do soluto seja de 0,4 mol. L-1.  O volume de água, em mL, que deverá ser acrescentado para que a concentração do soluto caia para 0,04 mol. L-1 , será de: 


a)1.000 
b)900 
c)500
d)400
Resposta


Considerando suas ligações interatômicas e suas forças intermoleculares, a propriedade da água que justifica a ocorrência do fenômeno consiste em: 

24) O experimento abaixo mostra o desvio ocorrido em um filete de água quando esta é escoada através de um tubo capilar. 



a)ser um composto iônico 
b)possuir moléculas polares 
c)ter ligações covalentes apolares 
d)apresentar interações de Van der Waals 
Resposta


25) O formol ou formalina é uma solução aquosa de metanal, utilizada na conservação dos tecidos de animais e cadáveres humanos para estudos em Biologia e Medicina. Ele é oxidado a ácido fórmico, segundo a equação abaixo, para evitar que os tecidos animais sofram deterioração ou oxidação Nessa transformação, o número de oxidação do carbono sofreu uma variação de: 


a)– 4 para + 4 
b)– 3 para – 2 
c)– 2 para – 1 
d)0 para + 2 
Resposta


O hidrocarboneto mais ramificado é o de número

26) Uma mistura de hidrocarbonetos e aditivos compõe o combustível denominado gasolina. 
Estudos revelaram que quanto maior o número de hidrocarbonetos ramificados, melhor é a performance da gasolina e o rendimento do motor.
Observe as estruturas dos hidrocarbonetos abaixo:   



a)IV
b)III
c)II
d)I
Resposta


Esse processo de esterificação pode ser também classificado como uma reação de: 

27) A reação de esterificação consiste em fazer reagir um álcool com um ácido orgânico ou com um ácido mineral. O produto orgânico resultante desse processo é um éster. 

Observe o exemplo abaixo: 



a)adição 
b)oxidação 
c)eliminação 
d)substituição 
Resposta


28) Isomeria é o fenômeno que se caracteriza pelo fato de uma mesma fórmula molecular representar diferentes estruturas. Considerando a isomeria estrutural plana para a fórmula molecular C4H8 , podemos identificar os isômeros dos seguintes tipos: 


a)cadeia e posição 
b)cadeia e função 
c)função e compensação 
d)posição e compensação
Resposta


Essa substância estará mais ionizada em um solvente apropriado quando X representar o seguinte grupo substituinte: 

29) Os ácidos orgânicos, comparados aos inorgânicos, são bem mais fracos. No entanto, a presença de um grupo substituinte, ligado ao átomo de carbono, provoca um efeito sobre a acidez da substância, devido a uma maior ou menor ionização.
 Considere uma substância representada pela estrutura abaixo: 



a)H
b)I
c)F
d)CH3
Resposta


Nessa substância, encontramos um número de ligações pi (p) correspondente a: 

30) O tingimento na cor azul de tecidos de algodão com o corante índigo, feito com o produto natural ou com o obtido sinteticamente, foi o responsável pelo sucesso do jeans em vários países. 

Observe a estrutura desse corante: 



a)3
b)6
c)9
d)12
Resposta