Cadastre-se Jogo das Vocações Simulado Busca

Simulado On-Line
 
GEOGRAFIA - UFMG (2001)

16) Analise este croqui:

Configurações da Pressão Atmosférica


A partir da análise dessas configurações típicas da pressão atmosférica, é INCORRETO afirmar que


a)a circulação atmosférica decorre e depende, nas suas características básicas, da coexistência próxima dessas configurações.
b)a circulação em X, centrípeta, no sentido horário, é denominada ciclônica e a em Y, centrífuga, anti-horária, é denominada anticiclônica.
c)as configurações da pressão atmosférica são fixas, estáticas, e o ar é que se desloca, gerando o vento.
d)os redemoinhos, os tornados e os furacões são deslocamentos do ar que, no Hemisfério Sul, ocorrem segundo o modelo da circulação em X.
Resposta


17) Em representações planetárias, aspectos geográficos de um conjunto regional podem ser apresentados e percebidos de diferentes maneiras, tais como a extensão e a posição do Mundo Árabe, destacado nos mapas 1, 2, 3e 4.

Observe que, nesses mapas, os títulos sintetizam o que se pretende comunicar com as respectivas representações do Mundo Árabe.









FONTE: CAMBRÉZY, L., MAXIMY, R. DE (Ed).
La Cartographie en débat - représenter ou convaincre.
Paris: Editions Karthala et Orstom, 1995. p. 58 e 60. (Adaptado)

O aspecto das representações em que essas diferentes interpretações da extensão e da posição do Mundo Árabe no Planeta estão apoiadas é


a)a escala.
b)a simbologia.
c)o sistema de projeção.
d)o traçado das terras emersas.
Resposta


18) Os mapas representam, em dois momentos distintos - 1970 e 2000 - , um reservatório de água construído com a finalidade de geração de hidreletricidade. Observe que a profundidade da lâmina de água do reservatório é representada por meio de curvas chamadas batimétricas, cotadas em metros.





A partir da análise e interpretação desses mapas, é INCORRETO afirmar que


a)a geração de hidreletricidade estará comprometida, nas próximas décadas, em razão do volumoso aporte de sedimentos arenosos no reservatório.
b)a profundidade média do reservatório foi mantida no período considerado, apesar das alterações nele ocorridas.
c)o espaço ocupado pela lâmina de água foi reduzido no período considerado, particularmente na porção oriental do reservatório.
d)o processo de assoreamento, no período considerado, foi mais intenso na desembocadura do rio localizada a sudeste do reservatório.
Resposta


19) As respostas do homem frente às enchentes apresentam-se em dois grandes grupos de medidas. As medidas ditas estruturais, que visam a atuar sobre a própria enchente tentando controlá-la, e as ditas não-estruturais, que procuram atuar na conduta do homem, fazendo-o adaptar-se e conviver com o fenômeno catastrófico, ou, pelo menos, minimizar as possibilidades de danos materiais e, principalmente, humanos.

FRENDICH, R., Enchentes na primavera de 1993 na bacia
hidrográfica do Alto Iguaçu. A Água em Revista, Belo Horizonte,
CPRM. v. 4, n. 7, p. 4, 1996.

Considerando-se as informações desse texto e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que


a)a construção de obras de engenharia hidráulica — diques e barragens reguladoras, canalização e retificação dos cursos de água — constitui uma das medidas estruturais empregadas no controle das enchentes.
b)a educação ambiental e a adoção de práticas corretas de manejo, uso e ocupação do solo nos meios rural e urbano são medidas não-estruturais indispensáveis para diminuir o impacto das cheias excepcionais.
c)a limpeza e a dragagem freqüentes dos canais e leitos dos cursos de água e dos reservatórios são medidas estruturais de grande valia para minorar as enchentes em áreas urbanizadas.
d)a recomposição da cobertura vegetal nas cabeceiras e margens dos rios e nas encostas é uma medida estrutural que produz efeitos imediatos e se tem mostrado eficiente no controle das enchentes.
Resposta


20) Este perfil geológico-topográfico define os grandes traços do quadro físico do Brasil Centro-Sul, com repercussões na compartimentação da paisagem e na ocupação do espaço regional:



FONTE: ROSS, J. L. S. (Org.), Geografia do Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1998. p. 63. (Adaptado)

A respeito desse perfil, é INCORRETO afirmar que ele


a)explica a ocorrência, no clima tropical, de nuanças ou, mesmo, de modalidades climáticas diferentes _ como o clima tropical de altitude _ e índices pluviométricos que variam em função da altitude e da orientação das encostas.
b)mostra por que as calhas do Rio Paraná e de outros vales de sentido norte-sul próximos foram responsáveis pelo povoamento da região desde o início do período colonial.
c)reflete a influência da estrutura e da constituição geológicas na topografia, na morfologia do relevo, na gênese dos solos, enfim, na elaboração das paisagens geográficas regionais.
d)traduz a existência de um relevo assimétrico com uma barreira montanhosa próxima do litoral, o predomínio de formas horizontalizadas ou inclinadas no oeste e, ainda, importantes áreas deprimidas.
Resposta


21) Iam de jeep, iam aonde ia ser um sítio do Ipê. O menino repetia-se em íntimo o nome de cada coisa. A poeira, alvissareira. A malva-do-campo, os lentiscos. O velame-branco, de pelúcia. A cobra-verde, atravessando a estrada. A arnica: em candelabros pálidos. A aparição angélica dos papagaios. As pitangas e seu pingar. O veado campeiro: o rabo branco. As flores em pompa arroxeadas da canela-de-ema. O que o Tio falava: que ali havia "imundície de perdizes". A tropa de seriemas, além, fugindo, em fila, índio-a-índio. O par de garças. Essa paisagem de muita largura, que o grande sol alagava. O buriti, à beira do corguinho, onde, por um momento atolaram. Todas as coisas, surgidas do opaco.

ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978. p. 5.

A partir da interpretação desse texto e de outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que


a)a capacidade de observação e o conhecimento do meio físico regional pelo autor transparecem na descrição das cores, das adaptações morfológicas de plantas e no detalhe da localização do buriti.
b)as características topográficas mencionadas pelo texto, resumidas a duas únicas palavras, "muita largura", se aplicam a um amplo e profundo vale fluvial dominante na paisagem.
c)o veado campeiro e a seriema são alguns dos representantes das espécies de animais corredores adaptadas às formações herbáceo-arbustivas abertas brasileiras.
d)os nomes populares das plantas que vinham à memória do menino são os de algumas das espécies mais comuns dos campos cerrados das altas superfícies do Brasil Central.
Resposta


22) Observe este bloco-diagrama representativo de uma paisagem natural do Centro-Oeste brasileiro:



A respeito das possibilidades de uso e ocupação dessa paisagem, é INCORRETO afirmar que


a)a ocupação das superfícies planas e elevadas para a agricultura depende, fundamentalmente, do uso de insumos químicos e da correção prévia dos solos com o emprego da calagem.
b)a possibilidade de mecanização agrícola nas últimas décadas, favorecida pela topografia, aumentou o preço das terras nas superfícies elevadas e planas, quase sem valor até então.
c)as encostas do vale, pela sua declividade, podem ser destinadas à pecuária extensiva ou, até mesmo, conforme o caso, à implantação de unidades de preservação permanente.
d)os vales da região considerada, por suas características morfológicas, pouco se prestam para culturas permanentes tropicais em razão dos freqüentes riscos de geada no inverno.
Resposta


23) Um estudo do IBGE informa que o crescimento da economia mineira, entre 1985 e 1997, foi maior que o registrado em todo o Brasil.
Considerando-se esse crescimento, é INCORRETO afirmar que


a)a indústria da construção, setor que gera estímulos econômicos em várias outras atividades, apresentou, em Minas Gerais, um desempenho relativo bastante expressivo.
b)a redução das participações relativas das economias paulista e fluminense contribuiu para o aumento da participação mineira no Produto Interno Bruto - PIB nacional.
c)o crescimento da participação do Estado no setor produtivo foi decisivo para o bom desempenho da economia mineira no período.
d)o setor de extração mineral, em Minas Gerais, se manteve em expansão, respondendo por uma fração significativa da produção mineral de todo o País.
Resposta


24) Em decorrência do processo de modernização e dinamização das atividades produtivas no Centro-Sul brasileiro, é CORRETO afirmar que


a)a grande agricultura exclusivamente comercial substituiu a pecuária melhorada e a pequena agricultura comercial e de subsistência, de produtos variados.
b)a participação do setor de prestação de serviços na composição do Produto Interno Bruto - PIB regional e na geração de postos de trabalhos se apresenta em declínio.
c)as inter-relações das cidades, estabelecidas pelos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações, são mais intensas do que o verificado nas outras regiões do País.
d)os portos especializados na exportação e importação de produtos minerais brutos ou semibeneficiados evoluíram e se transformaram em portos de carga geral.
Resposta


25) Analise este quadro:



A partir da análise dos dados desse quadro e de outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que


a)a geração de eletricidade no País, segundo a previsão, pode tornar-se mais dependente de fontes não-renováveis de energia.
b)a mudança prevista na composição da estrutura de produção de energia elétrica pode contribuir para o agravamento do efeito estufa.
c)as mudanças na estrutura de produção visam ao equilíbrio entre o consumo e as fontes disponíveis no território nacional.
d)o aumento previsto da participação da energia nuclear contraria a tendência atual em diversos países desenvolvidos.
Resposta


26) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, órgão do Governo Federal, está realizando o Censo 2000.
Com essa atividade, o IBGE objetiva todas as seguintes metas, EXCETO


a)Coletar dados quantitativos e qualitativos sobre os estabelecimentos industriais e agrícolas brasileiros, para aferir o nível de desenvolvimento econômico do País.
b)Dar continuidade a uma ação governamental realizada repetidamente, desde o século passado, embora nem sempre respeitando intervalos regulares.
c)Levantar dados numéricos, a propósito de características da população brasileira, necessários ao planejamento de atividades econômico-sociais e à promoção da cidadania.
d)Proporcionar aos agentes econômicos e sociais dados coletados e sistematizados com rigor estatístico, a partir dos quais seja possível tirar conclusões e fazer predições sobre a realidade brasileira.
Resposta


27) Considerando-se as questões que envolvem o processo de integração da economia brasileira com a economia mundial globalizada, é INCORRETO afirmar que


a)a abertura da economia aos produtos estrangeiros, por um lado, contribuiu para o aumento da competitividade, mas, por outro, favoreceu o fechamento de postos de trabalho.
b)a persistência da concentração de renda no País acentua a diferença entre o tamanho da população e o tamanho do mercado, desestimulando pequenos e médios empresários, que produzem sobretudo para o consumo interno.
c)a reserva de mercado para o capital nacional, no setor eletroeletrônico, contribuiu para afugentar o capital estrangeiro dos ramos industriais que empregam tecnologia de ponta.
d)o custo/salário da mão-de-obra brasileira vem perdendo importância como fator de atração de investimentos, já que a indústria tem privilegiado o uso intensivo de capital, em detrimento do trabalho.
Resposta


28) A Organização Mundial do Comércio-OMC tem sido o fórum de discussões que envolvem interesses comerciais conflitantes entre países pobres e ricos. Considerando-se esses conflitos comerciais, é INCORRETO afirmar que


a)os países pobres enfrentam barreiras comerciais, impostas por países ricos, sob a acusação de devastarem o meio ambiente, o que reduz a entrada de recursos necessários à modernização da exploração das riquezas naturais.
b)os países pobres vêm elevando as tarifas alfandegárias impostas aos produtos industriais dos países ricos, como forma de estimular o desenvolvimento da tecnologia nacional.
c)os países ricos, de modo geral, concedem subsídios a seus produtores agrícolas, mas rechaçam atitudes semelhantes dos países periféricos em relação a produtos industriais de exportação.
d)os países ricos impõem restrições às exportações dos países pobres, como forma de retaliação contra a suposta exploração da mão-de-obra infantil e do trabalho em regime de semi-escravidão.
Resposta


29) Em todas as alternativas, o desempenho da economia de algumas regiões do mundo está corretamente caracterizado, EXCETO em


a)A maior parte dos países africanos sofreu, nas últimas décadas, um processo de desestruturação das economias tradicionais, o que contribuiu para afugentar o capital estrangeiro, excluindo a região do processo de globalização econômica.
b)Os países da Europa Ocidental têm apresentado, nas últimas décadas, taxas negativas de crescimento econômico, visto que os efeitos da globalização começam a se voltar contra os países que lideraram esse processo no passado.
c)Os países denominados Tigres Asiáticos integraram-se à economia globalizada, nos anos 70, experimentando um processo de industrialização baseado no capital e na tecnologia estrangeiros, que os transformou em verdadeiras plataformas de exportação.
d)Os países latino-americanos, em grande parte, optaram, na primeira metade deste século, por uma política de substituição de importações, protegendo as indústrias nacionais, o que contribuiu para retardar a competitividade no mercado externo.
Resposta


30) A eficiência e a rapidez dos sistemas de transporte e comunicação, que permitiram a mundialização da economia, vêm abrindo espaço para um processo que pode ser denominado "globalização do crime".
Todas as alternativas apresentam aspectos dessa globalização do crime, EXCETO


a)A presença, em países do antigo bloco socialista, de arsenais bélicos, dos quais poderosas armas são ilegalmente transferidas a grupos terroristas ou a grupos ligados ao narcotráfico.
b)O contrabando de sementes transgênicas desenvolvidas por grupos agrícolas de países periféricos, desejosos de aumentar a produtividade, para manter o controle do mercado mundial de produtos primários.
c)O tráfico de crianças latino-americanas e asiáticas, provenientes de famílias pobres, que alimenta, de forma ilícita, as agências de adoção de países do Atlântico Norte.
d)O tráfico de imigrantes ilegais, que se originam de áreas de pobreza do Bloco Sul ou das áreas de conflitos étnicos e se destinam às economias mais ricas do Planeta.
Resposta