Cadastre-se Jogo das Vocações Simulado Busca

Simulado On-Line
 
BIOLOGIA - FUVEST (2001)

21) Os vírus


a)possuem genes para os três tipos de RNA (ribossômico, mensageiro e transportador), pois utilizam apenas aminoácidos e energia das células hospedeiras.
b)possuem genes apenas para RNA ribossômico e para RNA mensageiro, pois utilizam RNA transportador da célula hospedeira.
c)possuem genes apenas para RNA mensageiro e para RNA transportador, pois utilizam ribossomos da célula hospedeira.
d)possuem genes apenas para RNA mensageiro, pois utilizam ribossomos e RNA transportador da célula hospedeira.
e)não possuem genes para qualquer um dos três tipos de RNA, pois utilizam toda a maquinaria de síntese de proteínas da célula hospedeira.
Resposta


22) Em seu trabalho com ervilhas, publicado em 1866, Mendel representou os fatores hereditários determinantes dos estados amarelo e verde do caráter cor da semente pelas letras A e a, respectivamente. O conhecimento atual a respeito da natureza do material hereditário permite dizer que a letra A usada por Mendel simboliza


a)um segmento de DNA com informação para uma cadeia polipeptídica.
b)um segmento de DNA com informação para um RNA ribossômico.
c)um aminoácido em uma proteína.
d)uma trinca de bases do RNA mensageiro.
e)uma trinca de bases do RNA transportador.
Resposta


23) Os dois processos que ocorrem na meiose, responsáveis pela variabilidade genética dos organismos que se reproduzem sexuadamente, são:


a)duplicação dos cromossomas e pareamento dos cromossomas homólogos.
b)segregação independente dos pares de cromossomos hom6logos e permutação entre os cromossomos homólogos.
c)separação da dupla-hélice da molécula de DNA e replicação de cada uma das fitas.
d)duplicação dos cromossomas e segregação independente dos pares de cromossomos homólogos.
e)replicação da dupla-hélice da molécula de DNA e permutação entre os cromossomas homólogos.
Resposta


24) Caranguejo, caramujo e anêmona-do-mar pertencem a três filos diferentes de animais. A esses mesmos filos, pertencem, respectivamente:


a)lagosta, lula e estrela-do-mar.
b)abelha, lesma e água-viva.
c)camarão, planária e estrela-do-mar.
d)barata, mexilhão e ouriço-do-mar.
e)Ouriço-do-mar, polvo e água-viva.
Resposta


25) Ao comermos um sanduíche de pão, manteiga e bife, a digestão do


a)bife inicia-se na boca, a do pão, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a digestão das gorduras da manteiga.
b)bife inicia-se na boca, a do pão, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile, que contém enzimas que digerem gorduras da manteiga.
c)pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a digestão das gorduras da manteiga.
d)pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile, que contém enzimas que completam a digestão do pão, do bife e das gorduras da manteiga.
e)pão e a do bife iniciam-se no estômago, sendo as gorduras da manteiga digeridas pela bile produzida no fígado.
Resposta


26) O sangue, ao circular pelo corpo de uma pessoa, entra nos rins pelas artérias renais e sai deles pelas veias renais. O sangue das artérias renais


a)é mais pobre em amónia do que o sangue das veias renais, pois nos rins ocorre síntese dessa substância pela degradação de uréia.
b)é mais rico em amõnia do que o sangue das veias renais, pois nos rins ocorre degradação dessa substância que se transforma em uréia.
c)é mais pobre em uréia do que o sangue das veias renais, pois os túbulos renais secretam essa substância.
d)é mais rico em uréia do que o sangue das veias renais, pois os túbulos renais absorvem essa substância.
e)tem a mesma concentração de uréia e de amónia que o sangue das veias renais, pois essas substâncias são sintetizadas no fígado.
Resposta


27) Considere o surgimento de flor, fruto e semente: (A) em uma planta ao longo de um ano e (B) no reino vegetal ao longo do tempo evolutivo. Comparando A e B, a sequência em que os órgãos surgem, nos dois casos, é


a)diferente, pois, em A, a seqüência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em 8, é fruto e semente simultaneamente, seguidos por flor.
b)diferente, pois, em A, a seqüência é flor, seguida por fruto, seguido por semente; e, em B, é flor e semente simultaneamente, seguidas por fruto.
c)diferente, pois, em A, a seqüência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em B, é semente, seguida simultaneamente por flor e fruto.
d)igual, pois, em ambos, a seqüência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente.
e)igual, pois, em ambos, a seqüência é flor, seguida por fruto, seguido por semente.
Resposta


28) Pesquisadores descobriram na Etiópia fósseis que parecem ser do mais antigo ancestral da humanidade. Como a idade desses fósseis foi estimada entre 5,2 e 5,8 milhões de anos, pode-se dizer que esses nossos ancestrais viveram


a)em época anterior ao aparecimento dos anfíbios e dos dinossauros.
b)na mesma época que os dinossauros e antes do aparecimento dos anfíbios.
c)na mesma época que os dinossauros e ap6s o aparecimento dos anfíbios.
d)em época posterior ao desaparecimento dos dinossauros, mas antes do surgimento dos anfíbios.
e)em época posterior ao surgimento dos anfíbios e ao desaparecimento dos dinossauros.
Resposta


29) A bactéria Streptococcus iniae afeta o cérebro de peixes, causando a “doença do peixe louco". A partir de 1995, os criadores de trutas de Israel começaram a vacinar seus peixes. Apesar disso, em 1997, ocorreu uma epidemia causada por uma linhagem de bactéria resistente à vacina. Os cientistas acreditam que essa linhagem surgiu por pressão evolutiva induzida pela vacina, o que quer dizer que a vacina


a)induziu mutações específicas nas bactérias, tornando-as resistentes ao medicamento.
b)induziu mutações específicas nos peixes, tornando-os suscetíveis à infecção pela outra linhagem de bactéria.
c)causou o enfraquecimento dos órgãos dos peixes, permitindo sua infecção pela outra linhagem de bactéria.
d)levou ao desenvolvimento de anticorpos específicos que, ao se ligarem às bactérias, tornaram-nas mais agressivas.
e)permitiu a proliferação de bactérias mutantes resistentes, ao impedir o desenvolvimento das bactérias da linhagem original.
Resposta


30) Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conseguem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normais


a)absorvem água do ambiente por osmose.
b)perdem água para o ambiente por osmose.
c)absorvem sal do ambiente por difusâo.
d)perdem sal para o ambiente por difusão.
e)perdem água e absorvem sal por transporte ativo.
Resposta


31) Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue


a)não tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros.
b)não tem fundamento, pois a cisticercose não é transmitida pelo consumo de carne, mas, sim, pela picada de mosquitos vetares.
c)não tem fundamento, pois a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem caramujos hospedeiros do verme.
d)tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contaminada por larvas encistadas, os cisticercos.
e)tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo dos ovos da tênia, os cisticercos, que ficam alojados na carne do animal hospedeiro.
Resposta


32) Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contém sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esses elementos são indispensáveis à vida de uma planta?

  Nitrogênio Fósforo Potássio
a) É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas. É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas. É constituinte de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas.
b) Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular É constituinte de ácidos nucléicos. Atua no equilíbrio osmótico s na permeabilidade celular.
c) É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas É constituinte de ácidos nucléicos. Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.
d) É constituinte de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas. Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular. É constituinte de proteínas.
e) É constituinte de glicídios. É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas. Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.


Resposta


33) Um pesquisador que deseje estudar a divisão meiótica em samambaia deve utilizar em suas preparações microscópicas células de


a)embrião recém-formado.
b)rizoma da samambaia.
c)soros da samambaia.
d)rizóides do prótalo.
e)estruturas reprodutivas do prótalo.
Resposta


34) Em artigo publicado no suplemento Mais!, do jornal Folha de São Paulo, de 6 de agosto de 2000, José Reis relata que pesquisadores canadenses demonstraram que a alga unicelular Cryptomonas resulta da fusão de dois organismos, um dos quais englobou o outro ao longo da evolução. Isso não é novidade no mundo vivo. Como relata José Reis: "[...] É hoje corrente em Biologia, após haver sido muito contestada inicia/mente, a noção de que certas organelas [...] são remanescentes de células que em tempos idos foram ingeridas por célula mais desenvolvida. Dá-se a esta o nome de hospedeira e o de endossimbiontes às organelas que outrora teriam sido livres."

São exemplos de endossimbiontes em células animais e em células de plantas, respectivamente,


a)aparelho de Golgi e centríolos.
b)centríolos e vacúolos.
c)lisossomos e cloroplastos.
d)mitocôndrias e vacúolos.
e)mitocôndrias e cloroplastos
Resposta


35) Enquanto a clonagem de animais é um evento relativamente recente no mundo científico, a clonagem de plantas vem ocorrendo já há algumas décadas com relativo sucesso. Células são retiradas de uma planta-mãe e, posteriormente, são cultivadas em meio de cultura, dando origem a uma planta inteira, com genoma idêntico ao da planta-mãe. Para que o processo tenha maior chance de êxito, deve-se retirar as células


a)do ápice do caule.
b)da zona de pêlos absorventes da raiz.
c)do parênquima dos cotilédones.
d)do tecido condutor em estrutura primária.
e)da parede interna do ovário.
Resposta


36) A contribuição da seiva bruta para a realização da fotossíntese nas plantas vasculares é a de fornecer


a)glicídios como fonte de carbono.
b)água como fonte de hidrogênio.
c)ATP como fonte de energia.
d)Vitaminas como coenzimas.
e)sais minerais para captação de oxigênio.
Resposta


37) Um importante poluente atmosférico das grandes cidades, emitido principalmente por automóveis, tem a propriedade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gás oxigênio. Esse poluente é o


a)dióxido de carbono.
b)dióxido de enxofre.
c)metano.
d)monóxido de carbono.
e)ozônio.
Resposta


38) Que tipo de interação biológica pode ser representada pelo gráfico?


a)Predação.
b)Protocooperação.
c)Inquilinismo.
d)Mutualismo.
e)Comensalismo.
Resposta


39) l. As florestas tropicais possuem maior diversidade biológica que as temperadas.
II. As florestas tropicais possuem maior diversidade vegetal e menor diversidade animal que as savanas.
Ill. As florestas temperadas possuem maior biomassa que a tundra.
IV. As savanas possuem maior biomassa que as florestas tropicais.

Está correto apenas o que se afirma em


a)I e II
b)I e III
c)I e IV
d)II e III
e)III e IV
Resposta


40) O modo de nutrição das bactérias é muito diversificado: existem bactérias fotossintetizantes, que obtém energia da luz; bactérias quimiossintetizantes, que obtêm energia de reações químicas inorgânicas; bactérias saprofágicas, que se alimentam de matéria orgânica morta; bactérias parasitas, que se alimentam de hospedeiros vivos. Indique a alternativa que relaciona corretamente cada um dos tipos de bactéria mencionados com sua posição na teia alimentar.

 

Fotossintetizante

Quimiossintetizante

Saprofágica

Parasita

a)

Decompositor

Produtor

Consumidor

Decompositor

b)

Consumidor

Consumidor

Decompositor

Consumidor

c)

Produtor

Consumidor

Decompositor

Decompositor

d)

Produtor

Decompositor

Consumidor

Consumidor

e)

Produtor

Produtor

Decompositor

Consumidor


Resposta