Cadastre-se Jogo das Vocações Simulado Busca

Simulado On-Line
 
QUÍMICA - FUVEST (2001)

61) A contaminação por benzeno, clorobenzeno, trimetilbenzeno e outras substâncias utilizadas na indústria como solventes pode causar efeitos que vão da enxaqueca à leucemia. Conhecidos como compostos orgânicos voláteis, eles têm alto potencial nocivo e cancerígeno e, em determinados casos, efeito tóxico cumulativo.
O Estado de S. Paulo, 17 de agosto de 2001

Pela leitura do texto, é possível afirmar que
I. certos compostos aromáticos podem provocar leucemia.
II. existe um composto orgânico volátil com nove átomos de carbono.
III. solventes industriais não incluem compostos orgânicos halogenados.

Está correto apenas o que se afirma em


a)I
b)II
c)III
d)I e II
e)I e III
Resposta


62) Considere os equilíbrios abaixo e o efeito térmico da reação da esquerda para a direita, bem como a espécie predominante nos equilíbrios A e B, à temperatura de 175 oC.



O equilíbrio A foi estabelecido misturando-se, inicialmente, quantidades estequiométricas de N2 (g) e H2 (g). Os equilíbrios B e C foram estabelecidos a partir de, respectivamente, N2O4 e MgCO3 puros.
A tabela abaixo traz os valores numéricos das constantes desses três equilíbrios, em função da temperatura, não necessariamente na mesma ordem em que os equilíbrios foram apresentados. As constantes referem-se a pressões parciais em atm.



Logo, as constantes K1, K2 e K3 devem corresponder, respectivamente, a


Resposta


63) O esquema abaixo apresenta, de maneira simplificada, processos possíveis para a obtenção de importantes substâncias, a partir de gás natural e ar atmosférico.




Considere as afirmações:
I. Na etapa A, a separação dos gases pode ser efetuada borbulhando-se a mistura gasosa numa solução aquosa alcalina.
II. Na etapa B, N2 e O2 podem ser separados pela liquefação do ar, seguida de destilação fracionada.
III. A amônia, formada na etapa C, pode ser removida da mistura gasosa por resfriamento.

Está correto o que se afirma


a)em I apenas.
b)em II apenas.
c)em III apenas.
d)em II e III apenas.
e)em I, II e III.
Resposta


64) O cheiro agradável das frutas deve-se, principalmente, à presença de ésteres. Esses ésteres podem ser sintetizados no laboratório, pela reação entre um álcool e um ácido carboxílico, gerando essências artificiais, utilizadas em sorvetes e bolos. Abaixo estão as fórmulas estruturais de alguns ésteres e a indicação de suas respectivas fontes.



A essência, sintetizada a partir do ácido butanóico e do metanol, terá cheiro de


a)banana.
b)kiwi.
c)maçã.
d)laranja.
e)morango.
Resposta


65) As figuras abaixo representam moléculas constituídas de carbono, hidrogênio e oxigênio.



Elas são, respectivamente,


a)etanoato de metila, propanona e 2-propanol.
b)2-propanol, propanona e etanoato de metila.
c)2-propanol, etanoato de metila e propanona.
d)propanona, etanoato de metila e 2-propanol.
e)propanona, 2-propanol e etanoato de metila.
Resposta


66) Considere as reações de oxidação dos elementos Al, Mg e Si representadas pelas equações abaixo e o calor liberado por mol de O,sub>2 consumido.



Em reações iniciadas por aquecimento, dentre esses elementos, aquele que reduz dois dos óxidos apresentados e aquele que reduz apenas um deles, em reações exotérmicas, são, respectivamente,


a)Mg e Si
b)Mg e Al
c)Al e Si
d)Si e Mg
e)Si e Al
Resposta


67) Alguns alimentos são enriquecidos pela adição de vitaminas, que podem ser solúveis em gordura ou em água. As vitaminas solúveis em gordura possuem uma estrutura molecular com poucos átomos de oxigênio, semelhante à de um hidrocarboneto de longa cadeia, predominando o caráter apolar. Já as vitaminas solúveis em água têm estrutura com alta proporção de átomos eletronegativos, como o oxigênio e o nitrogênio, que promovem forte interação com a água.
Abaixo estão representadas quatro vitaminas:



Dentre elas, é adequado adicionar, respectivamente, a sucos de frutas puros e a margarinas, as seguintes:


a)I e IV
b)II e III
c)III e IV
d)III e I
e)IV e II
Resposta


68) Os automóveis movidos à gasolina, mesmo que utilizem uma relação ar/combustível adequada, produzem substâncias poluentes tais como hidrocarboneto não queimado (HC), CO e NO. Atualmente, os automóveis são equipados com catalisadores que promovem as transformações dos referidos poluentes gasosos, conforme as seguintes equações:

2CO + O2 → 2CO2
2NO + 2CO → N2 + 2CO2
HC + oxigênio → dióxido de carbono + água


O gráfico abaixo dá a porcentagem de poluentes transformados (Y), em função da porcentagem de oxigênio (X) presente na mistura do combustível com ar.



Logo,
se a porcentagem de oxigênio na mistura for
I. x1, a porcentagem de HC transformado será menor que a de CO transformado.
II. x2, a soma das quantidades de HC, CO e NO, nos gases de escape, será menor do que aquela obtida se a porcentagem de oxigênio for x1 ou x3.
III. x3, restará menos CO, para transformar NO em N2, do que se a porcentagem de oxigênio for x1.
É, pois, correto o que se afirma


a)em I apenas.
b)em II apenas.
c)em III apenas.
d)em II e III apenas.
e)em I, II e III.
Resposta


69) Galinhas não transpiram e, no verão, a freqüência de sua respiração aumenta para resfriar seu corpo. A maior eliminação de gás carbônico, através da respiração, faz com que as cascas de seus ovos, constituídas principalmente de carbonato de cálcio, se tornem mais finas. Para entender tal fenômeno, considere os seguintes equilíbrios químicos:



Para que as cascas dos ovos das galinhas não diminuam de espessura no verão, as galinhas devem ser alimentadas


a)com água que contenha sal de cozinha.
b)com ração de baixo teor de cálcio.
c)com água enriquecida de gás carbônico.
d)com água que contenha vinagre.
e)em atmosfera que contenha apenas gás carbônico.
Resposta


70) As figuras abaixo representam, esquematicamente, estruturas de diferentes substâncias, à temperatura ambiente.



Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar, respectivamente,


a)cloreto de sódio, dióxido de carbono e ferro.
b)cloreto de sódio, ferro e dióxido de carbono.
c)dióxido de carbono, ferro e cloreto de sódio.
d)ferro, cloreto de sódio e dióxido de carbono.
e)ferro, dióxido de carbono e cloreto de sódio.
Resposta


71) Em solução aquosa, íons de tálio podem ser precipitados com íons cromato. Forma-se o sal pouco solúvel, cromato de tálio, Tlx(CrO4)y. Tomaram-se 8 tubos de ensaio. Ao primeiro, adicionaram-se 1 mL de solução de íons tálio (incolor) na concentração de 0,1 mol/L e 8 mL de solução de íons cromato (amarela), também na concentração de 0,1 mol/L. Ao segundo tubo, adicionaram-se 2 mL da solução de íons tálio e 7 mL da solução de íons cromato. Continuou-se assim até o oitavo tubo, no qual os volumes foram 8 mL da solução de íons tálio e 1 mL da solução de íons cromato. Em cada tubo, obteve-se um precipitado de cromato de tálio. Os resultados foram os da figura. Os valores de x e y, na fórmula Tlx(CrO4)y, são, respectivamente,


a)1 e 1
b)1 e 2
c)2 e 1
d)2 e 3
e)3 e 2
Resposta


72) Considere três metais A, B e C, dos quais apenas A reage com ácido clorídrico diluído, liberando hidrogênio. Varetas de A, B e C foram espetadas em uma laranja, cujo suco é uma solução aquosa de pH=4. A e B foram ligados externamente por um resistor (formação da pilha 1). Após alguns instantes, removeu-se o resistor, que foi então utilizado para ligar A e C (formação da pilha 2). Nesse experimento, o pólo positivo e o metal corroído na pilha 1 e o pólo positivo e o metal corroído na pilha 2 são, respectivamente,


Resposta


73) O composto HClO, em água, dissocia-se de acordo com o equilíbrio:



As porcentagens relativas, em mols, das espécies ClO- e HClO dependem do pH da solução aquosa. O gráfico que representa corretamente a alteração dessas porcentagens com a variação do pH da solução é


Resposta


74) O aspartame, um adoçante artificial, pode ser utilizado para substituir o açúcar de cana. Bastam 42 miligramas de aspartame para produzir a mesma sensação de doçura que 6,8 gramas de açúcar de cana. Sendo assim, quantas vezes, aproximadamente, o número de moléculas de açúcar de cana deve ser maior do que o número de moléculas de aspartame para que se tenha o mesmo efeito sobre o paladar?
Dados:
massas molares aproximadas (g/mol)
açúcar de cana : 340
adoçante artificial : 300


a)30
b)50
c)100
d)140
e)200
Resposta


75) Quando se efetua a reação de nitração do bromobenzeno, são produzidos três compostos isoméricos mononitrados:



Efetuando-se a nitração do para-dibromobenzeno, em reação análoga, o número de compostos mononitrados sintetizados é igual a


a)1
b)2
c)3
d)4
e)5
Resposta


76) Quando o composto LiOH é dissolvido em água, forma-se uma solução aquosa que contém os íons Li+ (aq) e OH- (aq). Em um experimento, certo volume de solução aquosa de LiOH, à temperatura ambiente, foi adicionado a um béquer de massa 30,0 g, resultando na massa total de 50,0 g. Evaporando a solução até a secura, a massa final (béquer + resíduo) resultou igual a 31,0 g. Nessa temperatura, a solubilidade do LiOH em água é cerca de 11 g por 100 g de solução. Assim sendo, pode-se afirmar que, na solução da experiência descrita, a porcentagem, em massa, de LiOH era de


a)5,0 %, sendo a solução insaturada.
b)5,0 %, sendo a solução saturada.
c)11%, sendo a solução insaturada.
d)11%, sendo a solução saturada.
e)20%, sendo a solução supersaturada.
Resposta


77) Buscando processos que permitam o desenvolvimento sustentável, cientistas imaginaram um procedimento no qual a energia solar seria utilizada para formar substâncias que, ao reagirem, liberariam energia:



Considere as seguintes reações I) 2H2 + 2CO → CH4 + CO2 II) CH4 + CO2 → 2H2 + 2CO e as energias médias de ligação:



A associação correta que ilustra tal processo é


Resposta


78) O vírus da febre aftosa não sobrevive em pH < 6 ou pH > 9, condições essas que provocam a reação de hidrólise das ligações peptídicas de sua camada protéica. Para evitar a proliferação dessa febre, pessoas que deixam zonas infectadas mergulham, por instantes, as solas de seus sapatos em uma solução aquosa de desinfetante, que pode ser o carbonato de sódio. Neste caso, considere que a velocidade da reação de hidrólise aumenta com o aumento da concentração de íons hidroxila (OH-). Em uma zona afetada, foi utilizada uma solução aquosa de carbonato de sódio, mantida à temperatura ambiente, mas que se mostrou pouco eficiente. Para tornar este procedimento mais eficaz, bastaria


a)utilizar a mesma solução, porém a uma temperatura mais baixa.
b)preparar uma nova solução utilizando água dura (rica em íons Ca2+).
c)preparar uma nova solução mais concentrada.
d)adicionar água destilada à mesma solução.
e)utilizar a mesma solução, porém com menor tempo de contacto.
Resposta


79) Para combater o carbúnculo, também chamado antraz, é usado o antibacteriano ciprofloxacina, cuja fórmula estrutural é:



Na molécula desse composto, há


a)ligação peptídica e halogênio.
b)grupo ciclopropila e ligação peptídica.
c)anel aromático e grupo nitro.
d)anel aromático e ligação peptídica.
e)anel aromático e grupo carboxila.
Resposta


80) Para determinar a composição de uma mistura sólida de carbonato de sódio e hidróxido de sódio, esta mistura foi tratada com ácido clorídrico de concentração 0,50 mol/L. Gastaram-se 500 mL dessa solução para obter, após ligeiro aquecimento, uma solução neutra. No processo, houve liberação de gás carbônico que, após secagem, apresentou o volume de 1,23 L , medido à temperatura de 25 oC e à pressão de 1,0 bar. Logo, as quantidades, em mols, de carbonato de sódio e hidróxido de sódio, na mistura sólida, eram, respectivamente,

Dado:
Volume molar do gás carbônico a
25 oC e 1 bar: 24,6 L/mol


a)0,050 e 0,10
b)0,050 e 0,15
c)0,10 e 0,10
d)0,10 e 0,20
e)0,10 e 0,30
Resposta