Cadastre-se Jogo das Vocações Simulado Busca

Simulado On-Line
 
FÍSICA - UEL (2001)

21) A Teoria da Relatividade Restrita, proposta por Albert Einstetn (1879-1955) em 1905, é revolucionária porque mudou as idéias sobre o espaço e o tempo, mas em perfeito acordo com os resultados experimentais. Ela é aplicada, entretanto, somente a referenciados inercials. Em 1915, Einstein propôs a Teoria Geral da Relatividade, válida não só para referenciais inerciais, mas também para referenciais não-inerciais. Sobre os referenciais inerciais, considere as seguintes afirmativas: I - São referenciais que se movem, uns em relação aos outros, com velocidade constante. U - Mo referenciais que se movem, uns em relação aos outros, com velocidade variável. Ill - Observadores em referenciais inerciais diferentes medem a mesma aceleração para o movimento de uma partícula. Assinale a alternativa carreta.


a)Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b)Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c)As afirmativas I e II são verdadeiras.
d)As afirmativas ll e Ill são verdadeiras.
e)As afirmativas I e Ill são verdadeiras.
Resposta


22) O efeito da colisão de um automóvel, que se movimenta com velocidade de 80 kmlh, contra uma parede é equivalente ao efeito do impacto que ele teria com o chão, caso caisse de uma altura de aproximadamente vinte e cinco metros. Quais dos gráficos abaixo representam, respectivamente, o espaço percorrido pelo automóvel durante a queda e a variação da velocidade durante a colisão contra a parede, supondo a força de colisão constante?


a)Gráficos 1 e 3.
b)Gráficos 1 e 4.
c)Gráficos 2 e 3.
d)Gráficos 2 e 4.
e)Gráficos 3 e 4.
Resposta


23) Considere as seguintes afirmativas: I - No movimento circular uniforme, os vetares velocidade e aceleração são perpendiculares entre si. II - Objetos de mesma forma e dimensões, mas com massas diferentes, quando soltos de uma mesma altura, por estarem sob a influência da mesma aceleração gravitacional, chegam ao solo no mesmo instante. Ill - Do ponto de vista microscópico, as forças responsáveis pelo atrito entre duas superfícies são as forças gravitacionais que atuam nas regiões em que as duas superfícies estão em contato. Assinale a alternativa carreta.


a)Apenas as afirmativas I e Ill são verdadeiras.
b)Apenas as afirmativas II e Ill são verdadeiras.
c)Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
d)Apenas a afirmativa Ill é verdadeira.
e)Todas as afirmativas são verdadeiras.
Resposta


24) Um satélite artificial é colocado em órbita ao redor da Terra. Seja RT o raio da Terra {distância do nível do mar até o centro da Terra) e P o peso do satélite artificial ao nível do mar, onde a aceleração da gravidade tem módulo g. Este satélite, ao se encontrar numa altura h acima do nível do mar, estara sujeito a uma aceleração da gravidade g’. Determine a razão entre g' e g.


Resposta


25) Num dia sem vento, um pescador está em um lago, sobre um barco à deriva, sem remos. Ele deseja que a proa (parte frontal) do barco avance um pouco, de maneira que seu colega em terra firme possa alcançá-la, conforme indica a figura.



Considere as afirmativas abaixo:
I - O pescador caminha para a popa (parte de trás) e o barco avança para o seu colega.
II - O pescador caminha para a proa e o barco avança para o seu colega.
III - O pescador fica parado no centro do barco movimentando seu corpo para frente e para trás e assim o barco avança em direção ao seu colega.

Assinale a alternativa correta.


a)Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b)Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c)Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d)As afirmativas I e III são verdadeiras.
e)As afirmativas II e III são verdadeiras.
Resposta


26) Deseja-se que um corpo formado de madeira e aço fique flutuando em equilíbrio quando completamente imerso em água. Sabendo-se que as massas especificas da madeira, água e aço são, respectivamente, 0,25 g/cm3, 1 g/cm3 e 8 g/cm3, calcule a relação entre o volume de madeira V1 e o volume de aço V2 do corpo, de modo que ocorra o equilíbrio.


Resposta


27) Considere uma arruela de metal com raio interno ro e raio externo Ro, em temperatura ambiente, tal como representado na figura abaixo. Quando aquecida a uma temperatura de 200 ºC, verifica-se que:


a)O raio interno ro diminui e o raio externo Ro aumenta.
b)O raio interno ro fica constante e o raio externo Ro aumenta.
c)O raio interno ro e o raio externo Ro aumentam.
d)O raio interno ro diminui e o raio externo Ro fica constante.
e)O raio interno ro aumenta e o raio externo Ro fica constante.
Resposta


28) Numa tarde quente de verão, um estudante resolveu fazer a seguinte experiência: como ele não tinha condicionador de ar, manteve as portas e as janelas abertas em seu ambiente de estudo e colocou sua geladeira, com a porta aberta, funcionando no meio da sala. O que se pode concluir sobre esta experiência do estudante? Assinale a alternativa carreta.


a)A experiência não dará certo, e o estudante aquecerá ainda mais a sala.
b)O estudante alcançará seu objetivo, e a sala ficará fria.
c)A experiência pode dar certo, desde que o estudante utilize, por exemplo, um ventilador para espalhar rapidamente o ar gelado produzido pela geladeira.
d)A experiência não dará certo porque a geladeira, diferente do ar condicionado, está na parte inferior da sala.
e)A experiência vai dar certo, desde que o estudante feche as portas e as janelas de sua sala de estudos.
Resposta


29) Alguns fomos dos fogões de cozinha são revestidos de materiais esmaltados e escuros que têm a finalidade de: I - Dissipar rapidamente o calor do forno, de maneira que este não se aqueça demais. II - Preservar o calor e ref letlr as ondas eletromagnéticas na região do infravermelho, para que o forno atinja rapidamente e de maneira econômica a temperatura máxima. III - Presewar o calor e refletir as ondas eletromagnéticas na região do ultravioleta, para que o forno atinja rapidamente e de maneira econômica a temperatura máxima. Assinale a alternativa correta.


a)Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b)Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c)Apenas a afirmativa Ill é verdadeira.
d)Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
e)Apenas as afirmativas II e Ill são verdadeiras.
Resposta


30) As crianças, muitas vezes, demonstram ter uma imaginação bastante fértil. Uma de suas fantasias preferi das é a de se imaginarem invisíveis e poderem assim bisbilhotar a vida dos outros sem serem incomodadas. Quanto a esse tipo de fantasia, examinada do ponto de vista das leis da Física, é plsusível afirmar:


a)A invisibilidade não permitiria que nossos olhos emitissem a luz que é necessária à nossa visão.
b)Ficariamos invisíveis por completo, se algumas partes de nosso corpo apresentassem índice de refração diferente do índice de refração do ar.
c)A invisibilidade não nos permitiria enxergar, porque a luz não seria projetada na retina.
d)A luz do ambiente seria refletida tanto pela superfície externa como pela superfície interna do corpo e, por isso, a invisibilidade nos deixaria brilhantes.
e)Ficaríamos invisíveis apenas para a faixa de luz visível, e a radiação infravermelha, não invisível, formaria uma aura em tomo de nosso corpo.
Resposta


31) As câmaras fotográficas e os olhos geralmente operam na região distância-abeto grande e na distância-imagem pequena, praticamente fixada pela geometria da câmara e do olho humano. As câmaras mais simples existentes no mercado têm objetiva com distância focal fixa; já nas câmaras mais sofisticadas essa distância é variável. Das alternativas abaixo, qual a afirmação carreta que se pode fazer na comparação entre uma câmara fotográfica e o olho humano?


a)A objetiva da câmara fotográfica projeta no fihae-a vagem direita do ebjeto, tal-como acontece na retina.
b)A objetiva da câmara fotográfica projeta no filme a imagem invertida do objeto, tal como acontece na retina.
c)O funcionamento de uma câmara fotográfica não pode ser comparado ao do olho humano, pois a retina é esférica e o filme é plano.
d)A câmara fotográfica possui lentes que servem para focalizar a imagem no filme. O olho humano não possui nada semelhante a elas.
e)A objetiva da câmara fotográfica projeta no filme a imagem invertida. No olho humano a imagem formada na retina é direita.
Resposta


32) Em um dia ensolarado, você observa a sombra de uma torre projetada no chão e resolve fazer uma estimativa da altura da mesma. Qual das alternativas apresentadas abaixo lista as grandezas necessárias para efetuar este cálculo?


a)A distânda entre você e a torre, o comprimento de sua sombra projetada no chão e o comprimento da sombra da torre projetada no chão.
b)A distância entre a Terra e o Sol e o ângulo de elevação do Sol com rdação à linha do horizonte.
c)A distância entre a Terra e o Sol e o comprimento da sombra da torre projetada no chão.
d)A sua altura, o comprimento de sua sombra projetada no chão e o comprimento da sombra da torre projetada no chão.
e)O comprimento de sua sombra projetada no chão, a distância entre a Terra e o Sol, bem como a distância entre você e a torre.
Resposta


33) A estrutura Interna do átomo só foi explicada adequadamente com o advento da física moderna através da Mecânica Quântica. Uma descrição bastante simples do átomo fol proposta pelo físico dinamarquês Niels Bohr {1885-1962} em 1913. Segundo este modelo, os elétrons se movem em torno do nucleo, sob a ação da força de Coulomb, em órbitas circulares e estáveis. Utilizando os dados abaixo, calcule a velocidade linear aproximada do elétron no átomo de hidrogênio, que é formado de um elétron e um próton.

Dados:

r = 5x10-11m é o raio da órbita.
m = 9,1x10-31kg é a massa do elétron.
e = 1,6x10-19C é a carga do elétron em módulo.
K = 9 x 109 é a constante de proporcionalidade.


a)v = 7x103 m/s
b)v – 7,1x10-1 m/s
c)v = 3x10-8 m/s
d)v = 5x1012 rn/s
e)v=Ö5x106 m/s
Resposta


34) Considere um objeto de plástico, como um pente, que sofreu atrito contra um tecido de flanela. Considere ainda que seja aproximado desse pente um ímã permanente, como aqueles utilizados em alto-falantes. O que se pode concluir sobre a interação eletromagnhtica entre o pente e o ímã?


a)O pente e o ímã atraem-se.
b)O pente e o ímã repelem-se.
c)O ímã atrai o pente, mas quando entram em contato, o írnã descarrega o pente e passa, então, a ser repelido por ele.
d)Uma eventual interação entre eles será tão fraca que nada será percebido.
e)O pente e o imã atraem-se e repelem-se, dependendo da orientação relativa entre des.
Resposta


35) Para variar a potência dissipada por aparelhos tais como chuveiros, aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes, são projetados resistores com diferentes resistências elétricas. Em um projeta, um fio condutor de comprimento I e de diâmetro da seção transversal D teve reduzidos à metade tanto o seu diâmetro quanto a seu comprimento (cenforme está representado na figura). O que acontecerá com a resistência R’ do nevo fio, quando comparada à resistência R do fio original?




Resposta


36) Não há registro concreta de quando o ímã foi utilizado pela primeira vez na navegação. Há referências de que por volta de ano 1150 era obrigatória, para es viajantes chineses, em suas viagens tanta terrestres como marítimas, a utilização de uma caixa contendo uma agulha, uma pedra de magnetita (ímã) e uma linha. Pode-se considerar este simples aparato como sendo o embrião das atuais bússolas, que são úteis à navegação pois orientam-se na direção norte-sul terrestre. Em relação ao campo magnético terrestre, é correto afirmar:


a)A Terra, ao girar, provoca uma distorção do campo gravitacional na direção norte-sul, dando origem ao campo magnético.
b)Existem cargas em movimento no interior da Terra que fazem com que a Terra se comporte como um enorme ímã.
c)A Terra, ao girar, cria urna aceleração centrípeta em sua superfície que faz com que a agulha de uma bussola alinhe-se ao longo do seu eixo de rotação, corno se a Terra fosse um enorme ímã em movimento.
d)A Terra, ao girar, cria urna aceleração centrípeta em sua superfície que faz com que a agulha de uma bussola alinhe-se ao longo do seu eixo de rotação, corno se a Terra fosse um enorme ímã em movimento. d} Porque os pólos terrestres estão repletos de gelo, que cria um excesso de carga elétrica nessas regiões, fazendo com que a Terra se comporte corno um enorme imã.
e)As correntes marftimas transportam cargas elétricas que polarizam os continentes no sentido norte-sul, fazendo com que a Terra se comporte corno um enorme imã.
Resposta


37) Em garagens que ficam no subselo de prédies, percebe-se que o rádio de carro funciona com pouca, ou nenhuma, qualidade. Qual a razãa disso?


a)Estas garagens simulam uma "gaiola de Faraday", e o campo elétrico é anulado no seu interior.
b)As paredes da garagem ref letem as ondas eletromagnéticas produzidas pelo motor do carro.
c)A umidade, que em geral está presente em estruturas que ficarn no subsolo, interfere nas transmissões eletrornagnéticas.
d)Na faixa de frequência modulada não há propagação eletrornagnética nesses ambientes.
e)As ondas eletromagnéticas têm dificuldade em atravessar superfícies sólidas.
Resposta


38) A água que desce da represa para a usina é usada com o objetivo de acionar as turbinas dos geradores de eletricidade. Na usina de Três Marias, quando 920 mil litros de água chegam na entrada das turbinas, é correto afirmar:


a)A velocidade será muito maior que a velocidade de 2325 litros de água.
b)A velocidade será igual à velocidade de 2325 litros de água.
c)A velocidade será menor que a velocidade de 2325 litros de água.
d)Não se pode comparar 920 mil litros de água com 2325 litros de água, porque as suas acelerações serão diferentes.
e)É necessário calcular a aceleração de cada uma das quantidades de água envolvidas, para se proceder à comparação.
Resposta


39) Como se explica a geração de eletricidade em uma usina hidrelétrica?


a)A água gira as escovas da turbina e, por atrito, é gerada uma grande concentração de cargas elétricas de mesmo sinal. A eletricidade estática depois é transportada com ajuda de transformadores, que mudam o tipo de detricidade para uso doméstico.
b)A força gravitacional da queda de água se transforma na força elétrica, que é transportada por linhas de transmissão e transformada em energia elétrica nos centros de consumo.
c)O gerador da usina hidrelétrica é composto de eletroímãs e de fios enrolados como em um motor elétrico. A água, movimentando a turbina, faz girar o conjunto de eletroímãs, variando o fluxo do campo magnético através dos fios enrolados. A variação do fluxo magnético induz uma força eletromotriz.
d)A água é levemente iônica, e esta propriedade é usada para gerar eletricidade estática, que depois é transformada no tipo de detricidade para uso doméstico.
e)A água desce para as turbinas e, por diferença de pressão, produz uma força elétrica nos fios que compõem o gerador, produzindo a corrente elétrica que é transportada por linhas de alta tensão até os centros de consumo.
Resposta


40) O instrumento destinado a medir a intensidade de corrente elétrica é chamado de amperímetro. Para medir a intensidade da corrente que passa por um fio é preciso primeiro corta-la, para depois, então, conectar o amperimetro no circuito, de modo que a corrente atravesse o instrumento de medida. Com esta informação, conclui-se que é essencial que a resistência do amperimetro seja:


a)grande, quando comparada com qualquer uma das resistências presentes no circuito.
b)aproximadamente igual à maioria das resistências presentes no circuito.
c)aproximadamente igual à maior das resistências presentes no circuito.
d)aproximadamente igual à menor das resistências presentes no circuito.
e)pequena, quando comparada com qualquer uma das resistências presentes no circuito.
Resposta